Filmes Convidados

Programações especiais

Cestaria, cerâmica e outras mais

Dir. Gilson Siã/65min/2013/Brasil

Um grande encontro. Os hunikui da Praia do Carapanã se reunem para trocar experiências e passar a virada de ano juntos.

Data: Terça feira, 19/11
Hora:16h
Local: Filmoteca Acreana, Biblioteca Pública

 

Verdade 12.528

Dir. Paula Sacchetta e Peu Robles/55 min/2013/Brasil

“Não nos importamos com os mortos e desaparecidos políticos? Hoje somem Amarildos. Não nos importamos com a tortura de presos políticos? Hoje jovens negros, pobres e da periferia são torturados, todos os dias, da mesma forma. O que buscamos mostrar no filme é exatamente isso: que a impunidade do passado dá carta branca à impunidade do presente.” O depoimento é de Paula Sacchetta, co-diretora do documentário “Verdade 12.528″, que trata da importância da Comissão Nacional da Verdade, através de depoimentos de vítimas da repressão, ex-presos políticos e outras pessoas afetadas direta ou indiretamente pela Ditadura Militar entre 1964 e 1985. (blog do Sakamoto)

Dia: Quarta-feira, 20/11
Hora: 15h
Local: Filmoteca Acreana, Biblioteca Pública

 

O Acre Existe

Dir. Raoni Gruber, Bruno Graziano,Paulo Junior,Milton Leal / 115 min/ 2013/Brasil

Quatro paulistas partem para o Acre. O filme constrói, com encontros e vivências, um retrato contemporâneo do povo e da cultura acreana. Do road movie clássico, entra numa jornada onde se mistura aos ambientes e personagens. A partir dessas tensões, viaja da história do Estado ao Santo Daime; das tribos indígenas à herança de Chico Mendes; dos soldados da borracha ao Acre atual. O documentário expõe essa descoberta mútua entre os que chegam e os que lá estão.

Dia: Sexta-feira, 22/11
Hora: 21h
Local: Cine Recreio

 

O Grito do Mapinguary

Dir. Clenilson Batista, Capú/10 min./Brasil

O lendário Mapinguary, um ser antropofágico que habita as florestas amazônicas, coloca em xeque os padrões cinematográficos e os elementos do aculturamento que foram inseridos no meio ambiente mental do nativo florestano. Nesse caso, ele aborda os elementos do carnaval, pois devora o Rei Momo e asume o seu lugar.

Dia: Sexta-feira, 22/11
Hora: 21h
Local: Cine Recreio

 

A Poética Amazônica de Ivan Campos

Dir. Danilo de S’Acre/49’17”/2013/Brasil

Ivan-Campos-capa#O artista Ivan Campos, neste documentário nos fascina, com uma conversa descontraída, sobre a biopoética cósmica de suas deslumbrantes telas.

Fala de suas origens, da família, a paixão pelo desenho, a magia das cores, suas influências, com bom humor, mimetizadas entre o traço e a surpresa autêntica.

Do mundo da arte e, sobretudo, sua visão filosófica de ver a floresta e a vida com olhos caleidoscópicos da pureza mística e um relicário de encantamentos, numa selva que nos hospeda, nutre a carne com a biodiversidade e presenteia-nos com o néctar da limpidez espiritual.

Dia: Sábado, 23/11
Hora: 17h
Local: Cine Recreio

Os comentários não estão ativos, mas trackbacks e pingbacks estão.