Mostra Competitva de Cine Comunitário Stefan Kaspar

Programa 1

SANTA ELENA EN BUS

Dir. Gabriel Páez/70 min./2012/Equador

“Uma mágica viagem através de mitos, lendas e tradições. Severino, motorista de ônibus, encontrará em sua jornada mais de um contratempo. Quatro histórias se entrelaçam em uma maravilhosa viagem ao coração do Equador, suas paisagens paradisíacas e rica história. Depois de uma carreira onde a morte está ao virar da esquina, encontramos com humor, drama e um toque de mistério que ao fim do dia só resta o amor”.

 

MAI, EL GRAN CAZADOR

Dir. Xávier Chavez C/animation/3’/2012/Equador

No presente/futuro… Mai é uma criança que vive em qualquer lugar do mundo onde a existência da água é quase um sonho, ele dedica sua vida para buscá-la.

 

Programa 02

MAPUCHE GENTE DA TERRA

Dir. Fábio Al´camino – Fernando Silva – Jamila Venturini- Tom Laterza/27’10”/2012/Brasil

Quatro jovens se unem por um objetivo: divulgar a historia e a luta do povo Mapuche em defesa de seu território ancestral. Estes jovens viajaram pela América Latina, passando pelos pampas e cordilheiras até chegarem à Patagônia onde encontraram pessoas e comunidades que compartilharam suas historias, suas crenças, sua sabedoria, seus segredos, sua dor.

 

NAR HEB

Dir. Coletivo – Ewandan/15’/2012/Colômbia (Cidade Bolivar)

Americo e Dona Helena junto com sua família da comunidade indígena deslocada Wounaan, mostra como preservar suas tradições ancestrais e sua forma de pensar em resistência à lógica da sociedade ocidental os impõe. Recriando seu território por meio dos cantos, danças, desenhos, arte e poesia.

 

KOTKUPHI

Dir. Isael Maxakali/29’53”/2012/Brasil

A colheita, o preparo do alimento, o canto, e demais atividades envolvidas na realização de um yãmîyxop, o ritual, em homenagem ao yãmîy (“espírito”) da mandioca.

 

XUPAPOYNÃG

Dir. Isael Maxakali/15’54”/2012/Brasil

As lontras invadem a aldeia para vingar a exploração e morte de seus parentes, caçados e devorados pelos humanos. Cabe às mulheres travar uma batalha para expulsar os invasores.

Os comentários não estão ativos, mas trackbacks e pingbacks estão.