CABOCLOS NKISIS

A territorialidade banto no Brasil e em Cuba

Dir. Ana Stela Cunha. Documentário. Brasil, 2015, 26’.

Reminiscências de histórias que se materializam em pequenos objetos, cantigas, vindos da “Angola”, dos “Congos”, da encantaria. Um diálogo acerca das noções de espaço, território e identidade no Brasil (Maranhão) e Cuba (Havana), tendo como eixo as religiões de ascendência banto.

Contato: emiqueta@gmail.com

CHIQUICHIQUI

Dir. Andrea Villalobos, Yaneth Gallego e Samantha Rodriguez. Documentário. Colômbia, 2015, 24’. Livre.

estreia-nacionalCom uma receita tradicional à base de milho, a comunidade recorda sua cultura ancestral arrebatada pela ambiciosa exploração de minério em seu território. Uma história de resistência através da comida.

Contato: j.andreavillalobos.r@gmail.com

chiquichiqui

EN LA ESPERA DEL MISMO RÍO

Dir. Argenis Herrera. Ficção. Venezuela, 2015.

estreia-nacionalDomingo e Elizabeth são dois irmãos que se levantam um dia e percebem que sua mãe os abandonou. Decidem procurar então o suposto pai (de quem só têm uma fotografia), que vive em uma aldeia muito longe do bairro. Nesta viagem eles conhecem Ursula, que dá uma reviravolta em suas vidas.

Contato: argenis.herreras@gmail.com

en-la-espera

KORUBO, Uma etnia sem fronteiras

Dir. Ernesto Solis, Mariana Fagundes e Luís Abramo. Documentário. Brasil, 2013. Livre.

O documentário debate a política de proteção aos povos indígenas em isolamento voluntário ou contato recente, sob a perspectiva dos Korubo – etnia que habita o Vale do Javari, no Amazonas.

Contato: contato@noctua.art.br

TERRA PRA QUEM

Dir. Ronaldo Santiago. Ficção. Brasil, 2015.

Dois poemas de Drummond narram os momentos do personagem que toda noite, sozinho, se reencontra, buscando sua identidade real nas lembranças da infância.

Contato: camila.fialho@gmail.com

terra-Pra-quem

UM SALVE DOUTOR

Dir. Rodrigo Sousa e Sousa. Ficção. Brasil, 2015, 90’.

As vidas de Kopolla, Aline, Auri e Luanda se entrelaçam na história de KPG, que volta ao bairro após três anos de internação na Fundação Casa.

Contato: ro.edicao@gmail.com