WIK

Ficha técnica:
Dir.: Rodrigo Moreno del Valle
Idioma: Español
Subtitulo: Portugués
País: Perú
Duración: 77 min.
Año: 2016
Estreno Brasil
Contacto: fishingfestivals@gmail.com

Sinopse:

O tédio e a solidão de um grupo de jovens numa grande cidade da América Latina. O cenário é Lima, capital do Peru, e os personagens são três amigos sem perspectivas do que fazer, como se relacionar e para onde seguir numa vida adulta que bate às portas. Em seu primeiro longa-metragem, Rodrigo Moreno acompanha uma semana no cotidiano dos protagonistas, entre silêncios, andanças, festas e esvaziamentos de sentido de suas próprias existências. O filme se constrói na relação entre a câmera e os corpos, e também entre os corpos e a geografia da cidade.

Marcelo Miranda

NANA

Ficha técnica:
Dir.: LUCIANA DECKER
Idioma: Español
Subtitulo: Portugués
País: Bolivia
Duración: 65 min.
Año: 2016
Estreno Latinoamericano
Contacto: luciana.decker0@gmail.com

Sinopsis:

Antes de o filme iniciar, uma cartela informa que as imagens a seguir se constituem de vídeos caseiros feitos ao longo de alguns anos. A personagem filmada é Hilaria, empregada da família de Luciana Decker por quatro décadas. Esta será a mediação durante todo o documentário: o olhar admirado e encantado da garota que tem na funcionária da casa uma referência afetiva e amorosa.

Marcelo Miranda

A CIDADE ONDE ENVELHEÇO

Ficha técnica:
Dir.: Marília Rocha
Idioma: Español
Subtitulo: Portugués
País: Brasil- Portugal
Duración: 56 min.
Año: 2016
Contacto: luana@anavilhana.art.br

Sinopsis:

O filme de Marília Rocha carrega, desde o título, o olhar para o futuro, para alguma perspectiva, talvez até o vislumbre otimista de uma vida possivelmente serena, em que reconhecer e aceitar o espaço onde se habita é essencial para o entendimento das boas novas do porvir. O filme tateia o apartamento onde mora a portuguesa Francisca (Francisca Manuel) a partir da chegada da conterrânea Teresa (Elizabete Francisco), em consonância com os périplos por Belo Horizonte e os encontros que acontecem no corpo a corpo com a cidade.

Marcelo Miranda

BEDUINO

Ficha técnica:
Dir.: Julio Bressane
Idioma: Portugués
Subtitulo: Español
País: Brasil
Duración: 75 min.
Año: 2016
Contacto: tandebressane@gmail.com

Sinopsis:

Como toda la obra de Bressane, Beduino es un filme inclasificable, un ejercicio lúdico, un experimento dadaísta. Se trata de una puesta en escena de dos actores conocidos para Bressane- Fernando Eiras y Alessandra Negrini- , en situaciones diferentes y en donde el juego de la desesperación y la esperanza son los protagonistas. En esta puesta en escena, los elementos del cotidiano comienzan aparecer raras y complejas. Bressane es un cineasta del extrañamiento, todas las cosas del cotidiano aparecen como fuera de lugar a partir de una relación nueva que los personajes entablan, un ángulo de cámara o incluso una luz diferente.

Sebastian Morales

VIEJO CALAVERA

Ficha técnica
Dir.: Kiro Russo
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
País: Bolívia
Duração: 77 min.
Ano: 2016 

Sinopse

O primeiro longa-metragem do boliviano Kiro Russo conta a história do jovem perturbado Elder Mamani, que vive em permanente conflito com seu pai, mas com sua morte deve retornar ao povo de Huanuni e trabalhar em uma de suas minas por recomendação de seu padrinho Francisco. Entre a apatia que lhe dá desempenhar este empoeirado ofício, irá descobrindo detalhes insuspeitos de quem era realmente seu pai. O achado desta grande obra encontra-se no poder evocativo de seus sons e imagens, uma exploração neorrealista a investigar um mundo fascinante que sobrevive a partir de seus próprios códigos e rituais nos túneis de mineração de uma Bolívia bastante atual.

José Romero

LAS CALLES

Ficha técnica
Dir.: María Aparicio
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
País: Argentina
Duração: 81 min.
Ano: 2016

Sinopse

O projeto “Poniéndole nombre a las calles de mi pueblo” na distante cidade de Puerto Pirámides em Chubut, Argentina, foi a façanha de uma professora e seu grupo de alunos para conhecer um pouco mais da sua cidade e, assim, com conhecimento de causa, nomear cada uma de suas ruas que ainda se mantinham no anonimato. A jovem diretora cordobesa María Aparicio, por meio de um poético e bem sucedido cruzamento entre a ficção e o documentário, reconstrói um fato histórico. Não se trata apenas de outorgar identidade às artérias de uma cidade, mas a seus habitantes, para que se reconheçam como cidadãos e parte importante deste retrato comunitário.

José Romero

OS PÁSSAROS ESTÃO DISTRAÍDOS

Ficha Técnica
Dir.: João Vieira Torres e Diogo Oliveira.
Idioma: Português
Legendas: Espanhol
País: Brasil
Duração: 70 min.
Ano: 2016

Sinopse

José Mauro, um homem idoso que tem dores de estômago deve se mudar da casa onde viveu um longo tempo. Ele é acompanhado por Hilda, a empregada que trabalhou muitos anos nesse mesmo espaço. São muitas as mudanças para ambos, a lenta passagem do tempo termina pesando com força sobre os corpos e espaços que ocupam esses dois personagens. Assim deixa entrever a câmera, com movimentos lentos e circulares, que acabam por dar uma densidade temporal a essa difícil transição. Esta é a proposta de Os pássaros estão distraídos, dos cineastas Diogo Oliveira e João Vieira Torres.

O filme é a exploração do espaço habitado pelos dois personagens, da parte de um observador externo, o diretor Diogo Oliveira. Na verdade, a câmera cobre um espaço de proximidade, pessoal, já que José Mauro, a julgar pela informação dada pelo filme, é o pai de Diogo. No entanto, é estabelecido entre a câmera e este espaço uma distância que parece intransponível. Diogo se comunica com seu pai por meio de Hilda e de telefonemas. Isto é, embora de vez em quando se veja Diogo na tela, esta aparece em um eterno fora de campo, fora desse espaço de intimidade compartilhado por Hilda e Diogo, fora dos anos que compartilharam os protagonistas do filme. Trata-se, pois, de se instalar em um lugar incômodo, na fronteira, sempre difícil de se definir, entre proximidade e distância.

MARTÍRIO

Ficha técnica
Dir.: Vicent Carrelli e Tita
Idioma: Guarani
Legendas: Espanhol/ Português
País: Brasil
Duração: 160 min.
Ano: 2016

Sinopse

O significado de martírio é definido pelo Diccionario de La Real Academia Española como morte, tormento, dor, sofrimento físico ou moral de alta intensidade, trabalho longo e penoso. O filme de Vincent Carelli nos mostra precisamente tudo isso materializado na aldeia Guarani Kaiowá, do modo que se encontram há décadas, para não dizer séculos, em pé de guerra para defender seu território devassado, sob a destruição sistemática de sua cultura nas mãos da República do Brasil, que, em nome da democracia e da lei, não tem problema algum em implementar ações invasivas e genocidas contra esse povo e tantos outros.

Vincent em 1980 inicia a gravação em vídeo do movimento de resistência dos indígenas Guarani Kaiowá, seguindo-se por 10 anos. Retorna a gravar 20 anos mais tarde, face aos sucessivos massacres que estão ocorrendo contra este povo. Martírio é um documentário épico de grandes proporções, onde Carelli aborda minuciosamente aspectos sociológicos, culturais, políticos, antropológicos, étnicos e até mesmo policiais, entre outros, para tentar entender a origem da violência, denunciar, refletir e talvez guardar na memória colectiva um episódio dos mais vergonhosos da história, para evitar que se repita. Este filme é uma viagem onde a realidade é mais estranha do que qualquer ficção.

LAS LECTURAS

Ficha técnica
Dir.: Lorena Best Urday
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
País: Peru
Duração: 68 min.
Ano: 2015
Estreno internacional

Sinopse

O projeto da Casa de Literatura em Lima foi reunir um grupo de leitores com o livro que marcou suas vidas, e isso resultou em um documentário e ao mesmo tempo uma homenagem ao mestre Eduardo Coutinho. Os propósitos da diretora Lorena Best Urday vão além da mera reportagem sobre o indivíduo e seu livro favorito, mas a partir de um punhado de entrevistas consegue que personagens anônimos nos contem suas intimidades, que a literatura se torne um pretexto para narrar fatos reais de maior transcendência do que a ficção.

José Romero

EJERCICIOS DE MEMORIA

Ficha Técnica
Dir.: Paz Encina
Idioma: Espanhol/ Guarani
Legendas: Português
País: Paraguai
Duração: 69 min.
Ano: 2016

Sinopse

EJERCICIOS DE MEMORIA começa com um menino mergulhando em águas turvas; outra sequência nos revela, com câmera subjetiva, uma antiga casa e seus objetos; seguimos à floresta, onde um grupo de crianças caminha e brinca, perdendo-se entre as árvores. Registros policiais e fotos são alguns dos elementos, junto a depoimentos em off dos filhos de Agustín Goiburú, oponente assassinado no regime ditatorial de Stroessner no Paraguai, para entender um dos episódios mais violentos deste país e da América Latina. Paz Encina busca entender e refletir o passado recente para compreender o presente do seu país; nos quase 70 minutos que tem o filme, a diretora consegue, como já é característico em seus filmes, graças ao uso inteligente do fora de campo, construir um universo abrangente de personagens, locais, dados e situações que passeia entre o documentário e a ficção, criando um filme híbrido.

Marcelo Cordero