LONDRES COMO UMA ALDEIA

Ficha técnica
Dir.: Takumã Kuikuro
Idioma: Portugues/ Inglês/ Kuikuro
Legendas: Inglês/ Português
País: Brasil
Duração: 20 min.
Ano: 2015

Sinopse

ETE LONDRES segue a viagem feita pelo cineasta Indígena Takumã Kuikuro ao coração de uma das cidades mais movimentadas do mundo: Londres. Deixando por um mês sua família e povo na Reserva Indígena do Xingu, Takumã desembarca na Europa com uma câmera nas mãos, a paixão pelo registro visual e o desejo de explorar as similaridades e diferenças entre sua cultura e a dos hiperbrancos, termo usado pelos Kuikuro para designar os não-brasileiros. Um documentário bem humorado e antropológico sobre a sociedade ocidental e suas muitas tribos escondidas sob os arranha-céus.

TEKOWE NHEPYRUN – A ORIGEM DA ALMA

Ficha técnica
Dir.: Gonzalo Ladines
Idioma: Guarani
Legendas Português
País: Brasil
Duração: 49 min.
Ano: 2015

Sinopse

Para nós, Guaranis, a alma é a conexão entre o corpo e o espírito. O documentário A Origem da Alma apresenta o depoimento dos mais velhos da aldeia Yhowy, Guaíra, Paraná, compartilhando conhecimentos sobre a origem do modo de ser Guarani.

HUP BOYOH

Ficha Técnica
Dir.: Jessica Mota e Alice Riff
Idioma: Português/ Hupdáh
Legendas: Português
País: Brasil
Duração: 28 min.
Ano: 2016
Estreia mundial

Sinopse

Hup Boyoh acompanha a experiência na cidade dos indígenas da etnia Hupd'äh em seu período de férias, quando vão para a cidade de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, para realizar trâmites burocráticos e acessar benefícios sociais.

PARA ONDE FORAM AS ANDORINHAS?

Ficha Técnica
Dir.: Mari Corrêa
Idioma: Xingu
Legendas: Português
País: Brasil
Duração: 22 min.
Ano: 2015

Sinopse

O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva, porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.