ALBA

Ficha técnica
Dir.: Ana Cristina Barragán
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
País: Equador
Duração: 98 min.
Ano: 2016
Estreia brasileira

Sinopse

Alba tem onze anos. Uma tarde, sua mãe é internada no hospital e Alba deve passar a viver com Igor, um pai que mal conhece. A intenção de Igor de se aproximar dela, as meninas da escola, o primeiro beijo, são estímulos que marcam sua entrada na adolescência e a aceitação de sua família.

SOMOS LENGUA

Ficha Técnica
Dir.: Kyzza Terrazas
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
País: México
Duração: 83 min.
Ano: 2016
Estreia brasileira

Sinopse

Em diversas cidades do México, uma grande quantidade de jovens praticam e entregam-se à arte do rap. Vivem para o hip-hop e dele se alimentam. Quem são os/as rappers no México? O que encontram nessa cultura, que a dita sociedade não lhes oferece? Como sua intensa relação com as palavras os transformou e os ajuda a sobreviver em um país que não lhes oferece oportunidades?

A LA DERIVA

Ficha Técnica
Dir.: Colectivo Left Hand Rotation
Idioma: Espanhol
Legendas: Português
País: Panamá/Venezuela
Duração: 70 min.
Ano: 2016
Estreia brasileira

Sinopse

Em 2006, o sistema de saúde do Panamá erroneamente fabricou e distribuiu mais de 200.000 frascos de medicamentos para resfriado comum com uma substância chamada dietilenglycol, usado na indústria automotiva. Isso causou um envenenamento em massa, mortes e doenças graves em todo o país. O caso envolve empresas de China, Espanha e Panamá. A LA DERIVA é um retrato da vida de Iris, Milagros e Briseida, três mulheres que foram afetadas a partir desse veneno, tanto física como emocionalmente. Por meio delas conhecemos o caso do dietilenglycol, seus conflitos pessoais, a espera, a solidão e o desejo de voltarem a ser como antes.