CINE NOS BAIRROS

Convocatória e Regulamento 2017

VIII FESTIVAL INTERNACIONAL PACHAMAMA
CINEMA DE FRONTEIRA

Abertura: 8 de maio de 2017
Encerramento: 4 de agosto de 2017

1) INTRODUÇÃO

Fundação Elias Mansour, Saci Produções do Brasil e Yaneramai Films, convocam filmes brasileiros para participar da seleção na mostra não competitiva denominada Cine nos Bairros, da VIII Edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira que será realizada na cidade de Rio Branco, no Estado de Acre – Brasil, de 18 a 25 de novembro de 2017.

Os objetivos do Festival são:

  1. Contribuir para romper as brechas existentes entre a obra cinematográfica e o público, criadas pela tradicional indústria do cinema
  2. Promover o diálogo entre o realizador e o público;
  3. Criar e incentivar a criação de plataformas de exibição em regiões excluídas do circuito de distribuição tradicional;
  4. Fortalecer as iniciativas de distribuição e exibição alternativas que existem no continente;
  5. Fortalecer a produção de filmes que não apenas se resumam no olhar do cineasta profissional, mas do público;
  6. Incentivar a produção e a difusão de filmes de autor com alto conteúdo artístico;
  7. Incentivar a produção e a difusão de filmes de criação coletiva pensadas desde e para as comunidades;
  8. Formar públicos para a apreciação cinematográfica latino-americana;
  9. Fomentar o diálogo entre culturas e o encontro intercultural;
  10. Ser uma ponte de encontro intercultural e intercambio sócio/cultural por meio do cinema entre regiões da Bolívia, Brasil e Peru.

2) BASES GERAIS

2.1) Prazos de Inscrição

As inscrições estarão abertas de 8 de maio a 4 de agosto de 2017 por meio da página oficial do Festival www.cinemadefronteira.com.br.

2.2) Filmes participantes

  • Mostra Cine nos Bairros

Poderão participar filmes de curta e média metragem, de ficção e documentário, produzidas em cinema ou vídeo, com no mínimo 1 minuto de duração e que tenha sido produzido a partir de 1º de janeiro de 2016.

3) IDIOMA

Português.

4) INSCRIÇÃO

4.1) Os filmes interessados em participar da mostra mostra brasileira Cine nos Bairros deverão enviar os filmes unicamente através de link. Para concluir a inscrição, o link deverá ser enviado para o e-mail programacion@cinemadefronteira.com.br com o respectivo nome do usuário e senha, com a opçao de download, além da ficha técnica, trailer, fotos do filme, a filmografia do diretor (com sua respectiva fotografia) e a ficha de inscrição devidamente preenchida através do site www.cinemadefronteira.com.br e autorizada pelo titular.

4.2) Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição dos filmes inscritos via site oficial do Festival (www.cinemadefronteira.com.br).

5) SELEÇÃO

5.1) Os filmes inscritos para todas as Mostras serão submetidos a uma avaliação e seleção, a cargo da equipe de programação do festival;

5.2) Os filmes selecionados serão prontamente notificados e a seleção final será divulgada no site do Festival (www.cinemadefronteira.com.br);

5.3) O preenchimento do formulário de inscrição significa que o filme tem autorização para ser exibido durante o Festival e que seu representante legal está de acordo com os termos deste regulamento. Assim como autoriza a utilização de frames da obra, bem como até 60 segundos de imagem e som, para utilização exclusiva nos materiais de divulgação do Festival, como publicitários, catálogos e vinhetas;

5.4) Uma vez inscritos e selecionados os filmes não poderão ser retirados da programação do Festival;

5.5) Os filmes que selecionados devem fornecer todos os materiais promocionais e informativos solicitados pelo Festival;

5.6) Os filmes selecionados devem ser recebidos pelo Festival com, no máximo, 40 dias antes da abertura.

5.7) As cópias de exibição dos filmes selecionados são: Blu-Ray; arquivos formato AVI, MOV (1080p 720p); Apple ProRes ou, nestes casos, discos rígidos carregados com o filme em alta definição (formatos AVI, MOV ou Apple ProRes).

6) OUTROS

O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, sendo um evento que visa a descentralização de produto audiovisual e a criação de novos circuitos de exibição irá selecionar alguns filmes do Festival que serão exibidos em mostras itinerantes, programadas após o evento, com o conhecimento e devida autorização do responsável legal da obra.

A equipe do Festival Pachamama tem a liberdade de, segundo critérios da curadoria, declarar pequena a seleção e realizar convites diretos a filmes que se ajustem a estes critérios.

Rio Branco, Brasil, maio de 2017.

Para mais informações:

Email: programacion@cinemadefronteira.com.br

Faça download desta convocatória em PDF.