CONVOCATÓRIA E REGULAMENTO 2016

VIII FESTIVAL INTERNACIONAL PACHAMAMA

CINEMA DE FRONTEIRA

Abertura: 8 de maio de 2017
Encerramento: 4 de agosto de 2017

1) INTRODUÇÃO

Fundação Elias mansour, Saci Filmes e Yaneramai Films, convocam filmes latinoamericanos para participar da VIII Edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira que será realizada na cidade de Rio Branco, no Estado de Acre – Brasil, de 18 a 25 de novembro de 2017.

Os objetivos do Festival são:

  1. Contribuir para romper as brechas existentes entre a obra cinematográfica e o público, criadas pela tradicional indústria do cinema
  2. Promover o diálogo entre o realizador e o público;
  3. Criar e incentivar a criação de plataformas de exibição em regiões excluídas do circuito de distribuição tradicional;
  4. Fortalecer as iniciativas de distribuição e exibição alternativas que existem no continente;
  5. Fortalecer a produção de filmes que não apenas se resumam no olhar do cineasta profissional, mas do público;
  6. Incentivar a produção e a difusão de filmes de autor com alto conteúdo artístico;
  7. Incentivar a produção e a difusão de filmes de criação coletiva pensadas desde e para as comunidades;
  8. Formar públicos para a apreciação cinematográfica latino-americana;
  9. Fomentar o diálogo entre culturas e o encontro intercultural;
  10. Ser uma ponte de encontro intercultural e intercambio sócio/cultural por meio do cinema entre regiões da Bolívia, Brasil e Peru.

2) BASES GERAIS

2.1) Prazos de Inscrição

As inscrições estarão abertas de 8 de maio a 4 de agosto de 2017 por meio da página oficial do Festival www.cinemadefronteira.com.br.

2.2) Filmes participantes

O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira conta com três seções competitivas:

  • Competitiva Latinoamericana de Longas Metragens

Podem participar filmes longas metragens de ficção e documentários, produzidos em película ou digital, com no mínimo 60 minutos de duração e que tenham sido finalizados depois de 1º de agosto de 2016.

  • Competitiva Latinoamericana de Curta Metragens

Podem participar os filmes de ficção e documentário curta metragem, produzidos em digital ou película, com no máximo de 40 minutos de duração e que tenham sido finalizados depois de  1º de agosto de 2016.

  • Competitiva de Cine Comunitário Stefan Kaspar

Podem participar filmes de ficção e documentário, produzidos em suporte digital, com duração mínima de 30 minutos e que tenham sido finalizados depois de  1º de agosto de 2015.

Entende-se nesta modalidade toda a produção de vídeo comunitária, resultado do trabalho coletivo não profissional de uma comunidade, que pode ser um grupo cultural, um grupo de jovens ou de trabalho, bem como simplesmente um grupo de pessoas que viram no audiovisual um meio de expressão.

3) IDIOMA

As línguas oficiais das Mostras Competitivas são Espanhol e Português.

Os filmes selecionados devem enviar a cópia/arquivo de exibição legendados. Se for espanhol com legendas em português ou se for português com legendas em espanhol.

IMPORTANTE!

Se o filme não se encontra legendado em qualquer uma das línguas oficiais, deve ser enviado, com pelo menos dois meses de antecedência da abertura do Festival, a lista de diálogos com time-code no idioma original, em formato SRT, para tradução e legendagem.

Não serão considerados os filmes sem lista de diálogos em SRT.

4) INSCRIÇÃO

4.1) Os filmes interessados em participar da mostra competitiva latinoamericana de longa metragem, curta metragem e cinema comunitário deverão enviar os filmes unicamente através de link. Para concluir a inscrição, o link deverá ser enviado para o e-mail programacion@cinemadefronteira.com.br com o respectivo nome do úsuario e senha, com a opçao de download, além da ficha técnica, trailer, fotos do filme e a filmografia do diretor (com sua respectiva fotografia).

4.2) Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição dos filmes inscritos via site oficial do Festival (www.cinemadefronteira.com.br).

5) SELEÇÃO

5.1) Os filmes inscritos para todas as Mostras serão submetidos a uma avaliação e seleção, a cargo da equipe de programação do festival;

5.2) Os filmes selecionados serão prontamente notificados e a seleção final será divulgada  no site do Festival (www.cinemadefronteira.com.br);

5.3) O preenchimento do formulário de inscrição significa que o filme tem autorização para ser exibido durante o Festival e que seu representante legal está de acordo com os termos deste regulamento. Assim como autoriza a utilização de frames da obra,  bem como até 60 segundos de imagem e som, para utilização exclusiva nos materiais de divulgação do Festival, como publicitários, catálogos e vinhetas;

5.4) Uma vez inscritos e selecionados os filmes não poderão ser retirados da programação do Festival;

5.5) Os filmes que selecionados devem fornecer todos os materiais promocionais e informativos solicitados pelo Festival;

5.6) O número de filmes selecionados por categoria é:

  • 10 filmes para Mostra Competitiva Latinoamericana de Longa Metragem
  • 12 filmes para Mostra Competitiva Latinoamericana de Curta Metragem
  • 6 filmes para Mostra Competitiva Latinoamericana de Cine Comunitário Stefan Kaspar

5.7) Os filmes selecionados devem ser recebidos pelo Festival com, no máximo, 40 dias antes da abertura.

5.8) Os suportes de exibição do festival são: Blu-Ray, arquivos digitais HD 1080p ou 720p (AVI, MOV, Apple ProRes) ou discos rígidos com o filme em alta definição, formato AVI, MOV ou Apple ProRes.

5.9) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do Festival, que se manifestará acerca da questão.

6) JURADOS

6.1) A organização do Festival escolherá os respectivos juris especialistas e representativos, que serão diferentes para cada categoria, que irão avaliar os filmes selecionados durante o Festival.

6.2) Cada competição será composta por três jurados.

6.3) Votos do Júri serão secretos e os filmes vencedores serão escolhidos por votação por maioria simples.

6.4) Não farão parte do júri qualquer um que possa ter interesse em qualquer um dos filmes em competição.

6.5) Os júris não podem fazer juízos de valor ou opiniões públicas até o anúncio oficial da premiação.

6.6) A decisão dos juízes é soberana e definitiva. Qualquer conflito (organizacional ou operacional) não contemplados nestes termos serão resolvidos pelo Festival.

7) PRÊMIOS

7.1) O prêmios concedidos pelo júri são:

  • Competitiva Latino Americana de Longa Metragem:
  1. Troféu Pachamama para Melhor Filme Latino-Americano
  2. Troféu Pachamama para Prêmio do Júri
  3. Até  para prêmios técnicos (editor, câmera, produção, etc), se o júri considerar necessário.
  • Competitiva Latino Americana de Curta Metragem:
  1. Troféu Pachamama para Melhor Filme Latino-Americano
  2. Troféu Pachamama para Prêmio do Júri
  3. Até duas Menções para prêmios técnicos (editor, câmera, produção, etc), se o júri considerar necessário.
  • Competitiva Latino Americana de Cinema Comunitário Stefan Kaspar:
  1. Troféu Pachamama para Melhor Filme

7.2) A organização poderá instituir prêmios decorrentes de parcerias e apoios. Essas informações estarão disponibilizadas posteriormente no site do Festival.

7.3) Prêmios Especiais

  • Prêmio do Público (prêmio dado ao filme que obteve a pontuação mais elevada por parte do público, em votações livres durante as sessões).

7.4) Os filmes premiados concordam em divulgar em todos os materiais de publicidade e imprensa o logotipo do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira Pachamama.

(Disponível no site oficial do Festival)

8) OUTROS

O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, sendo um evento que visa a descentralização de produto audiovisual e a criação de novos circuitos de exibição irá selecionar alguns filmes do Festival que serão exibidos em mostras itinerantes, programadas após o evento, com o conhecimento e devida autorização do responsável legal da obra.

A equipe do Festival Pachamama tem a liberdade de, segundo critérios da curadoria, declarar pequena a seleção e realizar convites diretos a filmes que se ajustem a estes critérios.

Rio Branco, Brasil, maio de 2017.

Para mais informações:

Email: programacion@cinemadefronteira.com.br

 

Faça download desta convocatória em PDF.
Preencha aqui o formulário de Inscrição!
Preencha aqui o formulário de Inscrição!